Curso de Discipulado para Pastores e Líderes Inscreva-se!

Eu quero

O Valor do Reino dos Céus

Mateus 13 vs. 44-46

Querido leitor, pastor ou líder,

Jesus contou inúmeras histórias para ilustrar a realidade do reino dos céus. Neste caso o que está implícito não é o valor monetário, mas o valor no sentido de apreciação, consideração e importância.

Neste texto bíblico Jesus conta duas parábolas para ilustrar “o reino dos céus”. Tanto na parábola do tesouro, quando na parábola da pérola de grande valor, os compradores vendem tudo quanto têm para adquiri-los.  Que lições podemos tirar desses ensinos de Jesus?

1- O reino dos céus é o bem mais precioso que Deus nos oferece: Mateus 13 vs.44 e 46. Ele é comparado a um tesouro escondido e a uma pérola de grande valor. Observe que é Jesus quem faz essa comparação. Enquanto Deus nos oferece o reino do céus, o diabo oferece os reinos do mundo: Lucas 4 vs.5-6.

2 – O reino dos céus vale infinitamente mais do que tudo quanto possuímos. Jesus não estipula o valor, mas é infinitamente mais do que tudo o que possuirmos. O rico dará tudo o que possuir, e o pobre dará tudo o que possuir. Fica assim comprovado que não se trata de valor material, mas valor moral e espiritual. A ideia é renunciar a tudo em favor do reino dos céus. Neste caso, ao invés de você possuir bens, o reino é que deve possuir você. Quando deixamos o reino dos céus nos possuir, deixamos de ser possuídos pelos nossos bens. Um exemplo claro é o que Jesus ordenou ao jovem rico, e o que ele disse da viúva pobre: Mateus 19 vs.21 e Lucas 21 vs.1-4.

3 O reino dos céus e o nosso coração: Mateus 6 vs.19-21. Tanto na parábola do tesouro escondido quanto na parábola da pérola de grande valor, os compradores precisavam decidir onde poriam o coração. Se pusessem o coração no que possuíam, ficariam sem o tesouro e a pérola, isto é, ficariam sem o reino dos céus. Então, tudo é uma questão de valor que é feito pessoalmente. A questão não é quanto possuímos, mas qual é o valor que damos ao reino dos céus. É a partir dessa “avaliação” que orientamos nossa vida.

Concluímos que valorizar o reino é valorizar aquele que sobre ele reina. Neste caso, quando abrimos mão de nossa vida (e tudo o que possuímos) para sermos possuídos pelo reino dos céus, estamos declarando qual é o valor que Deus tem para nós. Judá vendeu o irmão por vinte moedas de prata: Gênesis 37 vs.28. Acabe se vendeu pela cobiça de uma vinha: 1Reis 21 vs.20. Judas vendeu Jesus por trinta moedas de prata: Mateus 26 vs.14-15. Eles abriram mão da vida segundo a vontade de Deus, para usufruir da vida segundo os bens materiais. E para você, quanto Deus vale (ou quanto vale o reino dos céus)?

PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO

1 Qual é o bem mais precioso que Deus nos oferece? (Observar ponto um da pastoral): Mateus 13 vs.44 e 46; Lucas 4 vs.5-6.

2 Quanto vale o reino dos céus? Mateus 13 vs.44 e 46. Comparar com Mateus 19 vs.21 e Lucas 21 vs.1-4.

3 Qual é a relação que há entre o reino dos céus e o nosso coração? Mateus 6 vs.19-21.

4 Como as pessoas mencionadas nos textos a seguir “negociaram” o bem mais precioso que estava diante delas?

  1. Judá: Gênesis 37 vs.28.
    1. Acabe: 1Reis 21 vs.20.
    1. Judas: Mateus 26 vs.14-15.

* De que modo essas experiências poderiam ser aplicadas à sua vida hoje?

Se este texto tocou seu coração e te abençoou, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance mais vidas e traga alegria e esperança a muitos!
Se quiser saber mais sobre os maravilhosos ensinos de Jesus, clique agora no botão abaixo:

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile