O Reino de Deus – O Objetivo da Oração
Mateus 6 vs. 9-10 e 33
Prezados Leitores, pastores e líderes,
Uma das principais questões no mundo espiritual é quem está no controle (reino) de nossas vidas. A palavra “reino” e suas variantes, reinar, etc. aparece 666 vezes na Bíblia (número curioso!). Reino de Deus, aparece 65, e reino dos céus, 31 vezes (todas as 96 vezes em o NT). Essa foi a missão de Jesus. Estabelecer o Reino de Deus na terra. Cristo morreu e ressuscitou pelo Reino de Deus. Quando indagado pelos discípulos sobre “como orar”, Jesus deu instruções específicas sobre o assunto (Lucas 11.1-2…), pontificando algo muito especial sobre o Reino de Deus.
- A vinda do Reino de Deus deve ser o nosso primeiro pedido. O motivo de nossa oração define quem é o servo. Se dou ordens a Deus, faço dele meu servo; se peço suas ordens, sou o servo. Nossa oração deveria ser: A quem e onde vou servir hoje no teu reino? … Então, “venha a nós o teu reino”. Preste atenção. “Venha a nós”, a mim e às demais pessoas onde estou e sirvo. Meu primeiro objetivo na oração deve ser a vinda do Reino de Deus.
- O Reino de Deus deve ser nossa primeira busca. “Buscar” é diferente de “pedir”. A busca pelo Reino de Deus está acima de necessidades básicas: Mateus 6 vs.24-33. Isso se constitui num grande desafio à nossa fé. Como posso buscar o Reino de Deus? a) Pedindo para Deus mostrar onde e como ele está implantando (ou expandindo) o seu reino. É descobrir o que Deus está fazendo e nos juntarmos a ele. b) Tomando consciência dos dons espirituais para servir na área certa. O Espírito Santo porá no seu caminho pessoas com necessidades que você poderá ajudar ou encaminhar a quem possa ajudá-las. Esteja “ligado” no Reino e você descobrirá o trabalho de Deus, aí é só se juntar a ele!
- As três dimensões do Reino de Deus. Podemos pedir a vinda do Reino de Deus de três maneiras. a) O domínio de Deus sobre tudo o que sou e tenho; é o total senhorio divino sobre minha vida; b) O domínio de Deus neste mundo (começando pelo meu vizinho, cidade, meu país e países do mundo; c) Pedir o domínio final (a volta) de Cristo, quando será estabelecido o reino eterno de Deus.
O livre arbítrio colocou em nossas mãos optar ou não pelo Reino de Deus. Quando o buscamos em primeiro lugar, todas as demais coisas nos são acrescentadas. Cada “coisa” que pomos na frente do Reino de Deus é uma perda que temos em nossa vida: Mateus 16 vs.24. O Reino de Deus tem que ser nosso primeiro pedido e primeira busca. Dependendo do desprendimento, a recompensa pode ser centuplicada. Lucas 18 vs.29-30; Marcos 10 vs.28-30. Sem a busca do reino de Deus não há vida eterna. Você quer fazer isso agora?
PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO
- Sinceramente, sua maneira de orar reflete atitude de “servo” ou de “senhor”? – Você age como “senhor” quando pede “coisas” que não são prioridades divinas? Você age como servo, quando primeiro busca o reino de Deus. Tente relembrar esse enfoque na mensagem.
- Você tem descoberto algum modo especial de buscar o reino de Deus na sua vida (e na vida dos seus circunstantes)?
- Em relação à sua vida pessoal, em que você gostaria que houvesse o completo domínio do reino de Deus?
Se Deus tocou seu coração e te abençoou através deste texto, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance mais vidas e traga alegria e esperança e o Amor da salvação de Cristo a muitos!
Se quiser aprender mais sobre o maravilhoso amor de Cristo Jesus, clique agora no botão abaixo:
0 Comentários