Vamos jantar? Igreja, o “Restaurante Divino”
Mateus 14.13-21; Marcos 6.34-44; Lucas 9.10-17;João 6.1-13; Apocalipse 3.vs20
Caro leitor, pastor ou líder,
Com base nos textos bíblicos sobre o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, convido os irmãos a fazerem comigo um brainstorming (“tempestade cerebral” em Inglês). Lembrando-nos de que Jesus está aqui, neste momento, e ele vê a fome espiritual de cada pessoa. Como ficaria o tema desta mensagem? … Então reflitamos sobre a realidade de que a igreja é um “restaurante divino”. Neste caso, vamos jantar?
Deus “vê” os famintos e se compadece deles: Marcos 6 vs.34. Cada pessoa que vem a nossa Igreja é alguém faminto da Palavra e Jesus a vê com misericórdia. Ele quer alimentá-la.
A pergunta divina: João 6 vs.5. A resposta está nos versos 6-7. Deus nos testa para manifestarmos o que temos no coração e aprendermos a depender dele.
O perigo de nos assemelharmos aos discípulos, isto é, não ter compaixão: Mc 6.36. Não podemos endurecer o coração quanto aos famintos espirituais. Se Deus os enviou a nós é porque temos a responsabilidade de alimentá-los. Então vamos fazer de nossa Igreja um restaurante espiritual. Não podemos transferir nossa responsabilidade para outrem.
Uma visão equivocada: Lucas 9 vs.13. Às vezes nos sentimos como os discípulos, mas se tivermos a consciência de que Jesus quer que alimentemos as multidões que vêm a nós, Deus multiplicará o que temos ou até mesmo nos suprirá do que não temos. Lucas 11 vs.6-8.
O jantar nas mãos de Jesus: Mateus 14 vs.17; 14 vs.18; Lucas 9 vs.16. Não foque no que você tem, mas no que Jesus pode fazer através do que você é.
Deus pode usar também as crianças: João 6 vs.9. Na Convenção Batista em João Pessoa[1] um pastor compartilhou sobre uma senhora que tinha uma criança especial e foi para a igreja desse pastor porque soube que ele também tinha um filho assim. Deus usou uma menina escrava para levar salvação ao general do exército da Síria: 2 Reis 5 vs. 1-17. Convido todas as crianças, juniores, adolescentes e jovens a se tornarem missionários de Jesus nesta Igreja. A serem pessoas acolhedoras e alimentadoras dos famintos que Deus nos enviar.
Somos responsáveis por servir o jantar (somos garçons do restaurante divino): Mateus 14 vs.19.
Por quatro vezes Jesus responsabiliza os discípulos pelo jantar do povo. Deem-lhes de comer; vão olhar o que vocês têm; tragam-me o que têm; distribuam o que eu lhes dei. Fico impressionado ao ver que alguns restaurantes de nossa cidade quase não têm placa de identificação, mas são extremamente concorridos. Minha conclusão é que vários fatores contribuem para isto: A comida e o serviço são de qualidade; o atendimento é de alto nível, e o ambiente é convidativo. Daí a razão desta mensagem.
Se o povo vier aqui e ficar satisfeito e se for bem acolhido ele não somente voltará, como também convidará outros. Então, vamos jantar?
Apesar de sermos responsáveis por servir o jantar, é necessário que cada pessoa faça sua parte. Estenda a mão para receber e abram o coração para Jesus jantar com ela: Apocalipse 3 vs.20.
PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO
1 De acordo com Marcos 6 vs.34, o que Deus “vê” e qual é o seu sentimento a respeito?
2 Qual é a pergunta divina e qual a resposta, conforme João 6 vs.5-7?
3 Que atitude dos discípulos pode se parecer com a nossa, muitas vezes? Marcos 6 vs.36.
4 De que modo nossa visão pode ser equivocada, conforme Lucas 9 vs.13? Comparar com Lucas 11vs.6-8.
5 O que acontece quando o “jantar” é posto nas mãos de Jesus? Mateus 14 vs.17-18; Lucas 9 vs.16.
6 Por que acreditamos que Deus pode usar também as crianças? João 6.9. Comparar com 2Reis 5.1-17.
7 O que nós somos no “restaurante divino”? Mateus 14 vs.19.
8 Apesar de sermos responsáveis por servir o “jantar”, o que é necessário que cada pessoa faça, conforme Apocalipse 3 vs.20?
[1] Assembleia da Convenção Batista Brasileira realizada em João Pessoa, PB, de 24 a 28 de janeiro de 2014.
Se este texto tocou seu coração e te abençoou, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance sua vida, traga a alegria da salvação em Cristo Jesus e esperança a sua vida e sua família!
Se quiser saber mais sobre os maravilhosos ensinos de Jesus, clique agora no botão abaixo:
0 Comentários