O Novo Caminho, compreendendo a celebração do Natal de Cristo
Caros leitor, pastor ou líder,
A história dos sábios que do oriente vieram visitar Jesus está permeada de lições espirituais. Vamos nos deter, entretanto, em cinco destaques importantes para este momento, conforme pontuados a seguir.
1 A pergunta dos sábios a respeito de Jesus: Mateus 2 vs.1-3. Como eles podiam saber que nasceria “um rei dos judeus?”. A notícia de que sábios do oriente procuravam por um rei recém-nascido agitou a cidade. O mínimo de revelação que tiveram os levou a buscar o verdadeiro Rei.
2 Jesus é “o Cristo”: Mateus 2 vs.3-4. A palavra “Cristo” (no grego) é a tradução de “Messias” (no hebraico), que significa o “Ungido” (em português). Herodes tinha consciência de que não se tratava apenas de um rei para os judeus (a quem o império romano dominava), mas tratava-se do Messias prometido, aquele que não somente seria um líder político (na visão de Herodes), como também seria o Messias prometido no Antigo Testamento.
3 Jesus é o “Guia” do seu povo: Mateus 2 vs.5-6; Miquéias 5 vs.2. Este texto apresenta o novo Rei de Israel como eterno, portanto Divino! Herodes foi usado pelo Diabo para tentar destruir o Filho de Deus: Apocalipse 12 vs.1-13. Herodes era um adorador fingido: Mateus 2 vs.8. O inimigo se finge de adorador para iludir os incautos: 2Co 11 .14. Um detalhe muito importante é que os sábios perderam a direção da estrela quando buscaram o Rei no lugar errado e com a pessoa errada: Mateus 2.9-10. Ainda bem que eles corrigiram a rota a tempo!
4 Os verdadeiros adoradores encontram Jesus: Mateus 2 vs.11. Impressiona-nos a atitude desses sábios: Adoraram a Jesus. Ele era apenas uma criança, nascida em família pobre, numa cidade pequena, mas os sábios reconheceram que ali estava muito mais que o rei dos judeus. Ele era o Deus que se fez carne; o Rei dos reis; o Senhor dos senhores! João 1. 1-14; Ap 17.1-14. As ofertas dos sábios demonstram também sua visão da Pessoa e obra de Jesus: Ouro, por reconhecer sua realeza; incenso, por crer em sua divindade; mirra, apontando para o seu sacrifício expiatório.
Resumindo, aprendemos com os sábios que vieram à procura do “rei dos judeus” o seguinte: Qualquer pessoa pode buscar Jesus ou celebrar o Natal, desde que o faça com espírito de adoração e se disponha a obedecer e a mudar de caminho: João 4.23-25.
5 O outro caminho: Mateus 2.12. Eles tiveram uma revelação divina. A revelação de Deus em nossa vida é progressiva e acontece na medida em que obedecemos. Eles agora não poderiam retornar a Herodes, pois quem se encontra com Jesus evita novos relacionamentos com o Diabo. O fato de terem voltado por outro caminho é um dado que deve falar ao nosso coração. De fato, o encontro com Jesus nos aponta para outro caminho… na verdade, para o único caminho que nos conduz em segurança e à vida eterna: João 14.6.
PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO
1 Qual foi a pergunta dos sábios a respeito de Jesus? Mateus 2 vs.1-3. O que isto significa?
2 O que significa Jesus como “o Cristo”? Mateus 2 vs.3-4.
3 O que Jesus é do seu povo? Mateus 2 vs.5-6; Miquéias 5 vs.2. De que modo isto pode ser aplicado às nossas vidas?
4 O que devem fazer os verdadeiros adoradores? Mateus 2 vs.11. Comparar com João 1 vs.1-14; Apocalipse 17 vs.1-14.
5 O que deve acontecer a quem se encontra com Jesus? Mateus 2vs.12. Comparar com João 14 vs.6.
Se Deus tocou seu coração e te abençoou através deste texto, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus verdadeiramente alcance sua vida, traga Amor, Esperança e que você também experimente a Alegria da Salvação em Cristo Jesus !
Se quiser aprender mais sobre o maravilhoso amor de Jesus, clique agora no botão abaixo:
0 Comentários