O Batismo e a Justiça de Deus

Mateus 3.13-15
Queridos leitores, pastores e líderes,
As palavras de Jesus a João Batista, quando este argumentou que não era digno de batizá-lo, nos ensinam que o primeiro passo na vida cristã é buscar o cumprimento de toda a justiça. Então cabe uma pergunta. Por que devemos buscar a justiça divina?
vamos analisar estes textos bíblicos, a seguir:
1-A justiça divina nos conduz à sua misericórdia: Mt 9.13; 23.23. A misericórdia precede o juízo: Sl 89.14; Tg 2.13. A ideia é que sempre que formos evocar a justiça divina, devemos em primeiro lugar apresentar a misericórdia. Porém, é importante frisar que aqueles que não usarem de misericórdia, também serão julgados sem misericórdia. A questão principal é que diante de Deus todos somos culpados e estamos condenados, mas quem buscar a misericórdia será salvo: Rm 11.32.
2-A justiça divina nos proporciona as demais coisas: Mt 6.33. Buscar a justiça divina é crer na suficiência de Cristo para a salvação, e com ele vem todas as coisas: Rm 8.31-32. Daí a necessidade do batismo, pois faz parte da justiça divina. Se alguém busca o reino de Deus e sua justiça, como o fez Jesus, deve ser batizado. É ele quem diz. “Importa cumprir toda a justiça”.
3-A justiça divina estabelece o tempo da oportunidade: At 17.30-31. A justiça humana muitas vezes olha apenas para a condenação, enquanto que a justiça divina é precedida da oportunidade de arrependimento. É importante, entretanto, lembrar que aquele que desprezar a misericórdia não escapará do juízo divino. Observe que o texto faz referência ao batismo e à ressurreição de Jesus. Quem obedece pelo batismo se identifica com a morte e a ressurreição de Cristo: Rm 6.4.
Deus quer que busquemos o seu reino e a sua justiça. O primeiro passo de Jesus ao iniciar o seu ministério foi buscar a justiça de Deus através do batismo. Hoje você também está convidado a refletir sobre em que área de sua vida precisa buscar o reino de Deus e sua justiça. Se ainda não foi batizado, lembre-se. Batismo e justiça divina não devem ser dissociados.
PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO
- A que a justiça divina nos conduz? Mt 9.13; 23.23. Comparar com Sl 89.14; Tg 2.13; Rm 11.32.
- O que a justiça divina nos proporciona? Mt 6.33. Comparar com Rm 8.31-32.
- O que a justiça divina estabelece? At 17.30-31.
- Finalmente, qual é a relação do batismo com a morte e a ressurreição de Jesus? Rm 6.4.
Se este texto tocou seu coração e te abençoou, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance mais vidas e traga alegria e esperança a muitos!
Se quiser saber mais sobre os ensinos e convite de Jesus, clique agora no botão abaixo:
0 Comentários