Jesus convida os cansados e oprimidos Ref. Mateus 11 vs.28-30

Queridos leitores, pastores e líderes,
Nos textos anteriores, vimos a iniciativa divina em busca daqueles que ele deseja encontrar.  Foi isso o que Deus fez, tornando-Se carne, dando sua vida por nós. Agora ele nos convida. E o convite é feito a um grupo muito específico. Cansados e oprimidos.

  1.    O que Jesus diz aos cansados e oprimidos? Mt 11.28 – Vinde a mim. Jesus chama para Si a responsabilidade do convite. Ele estimula. Vinde!  Conferir com Mc 10.46-52. Você percebe que Jesus quer ter um encontro com você, mas há a sua parte: Ir a Jesus?
  •     A quem é feito o convite? Mt 11.28 – Todos os que estão cansados e oprimidos. Aqui vemos duas condições que podem nos assaltar. Cansaço e opressão. Jesus disse que veio para pôr em liberdade os oprimidos (Lc 4.18). Para tanto, é preciso ter um encontro com ele!
  •     Que promessa Jesus faz a todos os cansados e oprimidos? Mt 11.28 – Eu vos aliviarei. – Jesus assume o total compromisso de aliviar a todos os que se acham cansados e oprimidos e vêm a ele. Jesus empenha sua própria palavra e sua pessoa. Cabe a você aceitar ou não ter um encontro com Jesus.
  •    Quais são os compromissos de quem tem um encontro com Jesus? Mt 11.29.
  • Tomar sobre si o jugo de Jesus. A ideia do jugo tem significados muito importantes. Primeiro, leva a pessoa a estar comprometida com Jesus e a andar pelo caminho que ele andar. Segundo, implica em que a carga é dividida com Jesus.
  • Aprender de Jesus, que é manso e humilde de coração. – Jesus quer que aprendamos todas as coisas que ele ensinou (Mt 28.19-20). O cristão deve fazer de sua vida uma escola de aprendizado a respeito de Jesus. Mansidão e humildade são virtudes que norteiam o caráter cristão. Nisso consiste um dos segredos da felicidade.
  •     Qual será o resultado de tomarmos o jugo de Jesus e aprendermos dele? Mt 11.29 – Traz descanso para a nossa alma. O aprendizado com Jesus tira a ansiedade, descansa no poder de Deus e produz paz no coração (Mt 6.25-33; Fp 4.6-7).
  •     Como é o jugo de Jesus? Suave. E a carga (fardo) de Jesus? – Leve – Jesus não aumenta a nossa carga. Ele nos alivia dela. Jesus não nos escraviza. Ele suaviza a nossa alma.

O mundo escraviza, mas Jesus liberta. O mundo aflige, porém Jesus dá alívio. O mundo não tem paciência com os nossos problemas, entretanto Jesus nos convida (os cansados e oprimidos). O mundo tira a paz, porém Jesus nos deixou a sua paz. O convite de Jesus é para virmos a ele; é para termos sua companhia e sermos aliviados de nossas cargas. Cabe a você atender o convite de Jesus.

PARA PEQUENOS GRUPOS E DISCIPULADO 

O que significa para você cada uma das condições (teor) do convite de Jesus? Reveja as perguntas de cada ponto deste estudo.

Se Deus tocou seu coração e te abençoou através deste texto, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance mais vidas e traga alegria e esperança e o Amor da salvação de Cristo a muitos!
Se quiser aprender mais sobre o maravilhoso amor de Cristo Jesus, clique agora no botão abaixo:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.