Quanto você tem?

O que você tem? blepo discipulado joselito sena

Como lidar como uma situação adversa real.
Mateus 14.13-21; Marcos 6.34-44; Lucas 9.10-17; João 6.1-13

Caro leitor, pastor ou líder,
Os ensinos de Jesus na multiplicação dos pães e peixes são tremendos desafios para cada um de nós todos os dias. Analisando os textos correlatos, tiramos as seguintes lições:

  1. Deus “vê”: Marcos 6 vs.34 – Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.
  • Chamados à reflexão: João 6 vs.5 – Então, Jesus, erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer?
  • Testes divinos: João 6 vs.6-7, “Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer. Respondeu-lhe Filipe. Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço”.
  • Discípulos, porém, sem compaixão: Marcos 6 vs.36 – Despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer.
  • Soluções equivocadas para desafios espirituais. Lucas 9 vs.13 – Ele, porém, lhes disse. Dai-lhes vós mesmos de comer. Responderam eles. Não temos mais que cinco pães e dois peixes, salvo se nós mesmos formos comprar comida para todo este povo.
  • Diante do impossível precisamos avaliar “levantarmos” – irmos ver – “quanto temos”: Marcos 6 vs.38 – E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam. Cinco pães e dois peixes.
  • André, um homem “prático”, porém pessimista: João 6 vs.8-9 – Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus.  Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
  • Um menino “prevenido”: João 6 vs.9 – Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto que é para tanta gente?
  • Traga o que você tem para Jesus: Mateus 14 vs.17-18 – Mas eles responderam. Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. Então, ele disse: Trazei-mos.
  1. A parte divina e a parte humana. Lucas 9 vs.16 – E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo.
  1. Devemos agradecer por tudo, inclusive pelo que for pouco aos nossos olhos: João 6 vs.11-12 – Então, Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam. Veja também o detalhe da última parte deste versículo. “O quanto eles queriam” – Veja ainda que, no v. 12, as “sobras” somente foram recolhidas quando todos estavam fartos” – É ele quem farta de bens”.

Em algumas versões bíblicas diz que era um rapaz. Em outras um menino. O termo grego é παιδαριον (paidarion) e pode ser traduzido como “pequeno menino, mocinho” (Bíblia The Word).

  1. Deus nos usa para repartir suas bênçãos – Mateus 14 vs.19 – E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões.
  1. A bênção divina pressupõe organização. Deviam estar assentados: Marcos 6 vs.39 – Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde.

Deviam ser criteriosos: Marcos 6 vs.40 – E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta.

  1. 2 -O pouco abençoado por Deus é muito: Marcos 6 vs.41 – Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes.
  1. 3- Deus abençoa a todos: Marcos 6 vs.42 – Todos comeram e se fartaram.
  1. 4- A “economia divina” – João 6 vs.12 – E, quando já estavam fartos, disse Jesus aos seus discípulos. Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca.  Deus não aprova o desperdício.
  1. 5- Jesus é “ecologicamente correto” – Ele não deixou restos pelo chão.
  1. 6- Considerando a compaixão de Jesus pelas multidões famintas de sua Palavra, em que você se sente desafiado diante daqueles que o cercam?
  1. 7 -Quais dos ensinos deste estudo mais falaram ao seu coração?

O que significa para você cada um dos aspectos do ensino de Jesus? Reveja as perguntas de cada ponto deste estudo.

Se Deus tocou seu coração e te abençoou através deste texto, compartilhe-o daqui mesmo com seus amigos e familiares em suas redes sociais! Que a Palavra de Deus alcance profundamente a sua vida, traga alegria , esperança e o Amor da salvação de Cristo para você e sua família!
Se quiser aprender mais sobre o maravilhoso amor de Cristo Jesus, clique agora no botão abaixo:

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.